sexta-feira, 29 de março de 2013

Fuja do refrigerante


Por: Patricia Orlando
Fuja do refrigerante
Foto: Thinkstock
Não é de hoje que se ouve falar que o refrigerante faz mal. O seu consumo em grandes quantidades pode te levar desde a doenças cardiovasculares até ao aumento da circunferência abdominal – eliminando todo o seu esforço para queimar gordura na hora da corrida – passando pelo aumento da taxa de glicose no sangue.
A bebida é composta por diversos componentes, sendo os principais: água, açúcar, concentrados, acidulantes, antioxidantes, conservantes e edulcorantes. “Nessa base, a única substância que não traz nenhum malefício é a água. Com isso, já é possível perceber como o refrigerante não é, de modo algum, saudável”, explica a nutricionista Joice Amaro, mestre em Saúde Publica pela Deakin University (Australia).
Para você que não quer abrir mão de um copo de refrigerante quando sai, Joice indica que o máximo para não colocar sua dieta em risco é consumi-lo apenas uma vez por semana, até 200 ml. “Parece pouco, mas depois que a mulher se acostuma ela nem vai sentir tanta vontade como antes.”
Celulite
Na verdade, ao contrário do que dizem, não é o refrigerante que causa diretamente a celulite. “Tudo é por causa do seu excesso de açúcar e calorias”, alerta Joice. Assim, ele fará você engordar com facilidade, causando cada vez mais a temida celulite. Outro agravante também é a alta quantidade de sódio, que causa inchaço.
Refrigerante x saúde do coração e dos ossos
Sim, a bebida prejudica de todas as formas possíveis o nosso organismo. “Como consequência do aumento da circunferência abdominal e da pressão arterial, principalmente, ele leva ao aparecimento de doenças cardiovasculares”, diz Joice. E ainda acrescenta que quem tem pressão arterial alta, deve ficar longe das versões Diets. “Elas contém ainda mais sódio.” Além disso, devido a presença do ácido fosfórico, ele impede a correta absorção do cálcio. “Assim, os ossos ficam fracos e é uma questão de tempo para surgir a osteoporose."

Nenhum comentário:

Postar um comentário