sexta-feira, 29 de março de 2013

Corrida sem caminhada: é a sua vez!



Olha só que ótima reportagem!!!!!

















































































boa leitura!!!!!!        Por: Patrícia Orlando
Corrida sem caminhada: é a sua vez!
Foto: Thinkstock
Quando chega a hora de abandonar a vida sedentária, o desejo é sair correndo e enfrentar, logo, vários quilômetros sem caminhar. Mas não é bem assim que funciona, não é mesmo? Nos primeiros treinos, a dificuldade faz a gente pensar em desistir e nos mostra que, apesar de toda a força de vontade, o corpo precisa de tempo para se adaptar ao novo exercício. Paciência, você vai chegar lá.
Os primeiros dias de corrida (com caminhada, sim) já têm efeito sobre a sua saúde, pois é a fase em que os sistemas respiratório e cardiovascular começam a se ajustar. “O segredo para atravessar esse período é traçar uma meta possível, que você sabe que pode alcançar”, recomenda Ricardo D’Angelo, do clube de atletismo BM&F/Bovespa, em São Paulo.
Seguindo uma planilha adequada, é possível conseguir correr mais de um quilômetro sem parar em apenas três semanas. “Primeiro, é necessário começar só caminhando, depois, inserir pequenos trotes e, por último, evoluir para a corrida” explica Heleno Fortes, da HF Treinamento Esportivo, de São Paulo. “Assim, é possível controlar a intensidade das passadas e se adaptar rapidamente”.
Quer correr 3 km direto? Veja as dicas da treinadora Camila Hirsch, da Personal Life, de São Paulo:
1 km em 20 dias: o organismo estará se adaptando às primeiras mudanças causadas pelos treinos. Nesse momento, a caminhada deve ser a estrela principal.
2 km em 40 dias: nessa etapa, os trotes já se tornam presentes na planilha, mas intercalados com a caminhada.
3 km em 60 dias: já é possível notar a perda de peso e a caminhada não está tão presente na planilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário